Maria João Worm


Um banco pode ser um lugar para nos sentarmos
2 Novembro 2015, 10:25 pm
Filed under: Uncategorized

banco

Não me apetece falar muito. É Outono. Posso ter tempo para me debruçar sobre as folhas. Ainda bem, penso eu.

Não avanço. Não por medo. Tenho muito medo mas não assim.

Tanto é feito. Que eu espero. Visitas de filmes, álbuns.

Visita-me o nascer de tomateiros e morangos. Que maravilha é assistir, o tempo a marcar a sua presença. Quem sabe disto, dirá que primeiro vem a flor, a cor escondida por dentro do fruto.

A pintura hoje parece-me isso, a cor que está por detrás, o céu é vermelho e tem azul por cima, A quem pinta dever-se-ia perguntar: que cor dá a cor ao aparente. Que cor está debaixo do que se vê.

Uma rapariga viváz como as flores na primavera perguntou-me: Quantas vezes já foste violada.

Na altura senti-me uma criança, a brutalidade da pergunta não me pareceu estranha, recebi-a, no lugar onde ficam as frases a que não se sabe o que responder. Mas nunca mais me esqueci, pelo menos até hoje.

É interessante a ascensão e a queda. Movimentos que pressupõem um ponto donde se define a neutralidade ou a sobreposição coincidente do momento inicial. Depois o para cima e o para baixo, numa mesma direcção.

Como um reflexo num lago calmo, num dia sem vento. A queda (se entretanto fomos em direcção à luz, como a natureza verde) vai no sentido de encontro. A ascensão no do afastamento.

Ou se fica, ou se regressa ou partimos. Se passamos por tudo isto, desenhamos um gráfico.

O registo do batimento de um coração.

A Impermanência é uma das qualidades de se estar vivo.

 

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

